Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2009

As trágicas conseqüências da ocupação irregular de encostas

* Por Maurício Novaes Souza Todos os anos no Brasil acontecem sérios desastres como resultados das chuvas de verão. As notícias sobre os episódios relatam um nível de precipitação pluviométrica acima da média histórica, ao final de 2008 e no início de 2009, provocando deslizamentos de encostas, extravasamento de córregos e rios, destruição de pontes e de estradas, soterramento e inundação de cidades e fazendas, com perdas humanas e materiais e prejuízos de centenas de milhões de reais. Após o incidente, tentam procurar quem são os culpados: obra da natureza ou ações humanas inadequadas? Na verdade, o desmatamento da Mata Atlântica e a sua ocupação de forma irregular contribuíram para a tragédia geológica que se abateu sobre tais regiões. Na maioria das cidades brasileiras, inclusive em toda a Zona da Mata Mineira, as áreas de matas vêm sendo substituídas por áreas urbanizadas que impermeabilizam o solo e impedem a infiltração de água; e por pastagen…

As previsíveis tragédias das chuvas de verão

* Por Maurício Novaes Souza Em vários Estados e regiões do Brasil aconteceram ao final de 2008 e no início de 2009 os maiores desastres ambientais que atingiram a sociedade brasileira. As notícias sobre os episódios relatam um nível de precipitação pluviométrica acima da média histórica, os deslizamentos de encostas, o extravasamento dos rios do seu leito natural, a destruição de estradas, o soterramento e a inundação de cidades e fazendas, perdas humanas e materiais com prejuízos de centenas de milhões de reais.
Após o incidente, tentam procurar quem são os culpados: obra da natureza ou ações humanas inadequadas? Na verdade, o desmatamento da Mata Atlântica e a sua ocupação de forma irregular contribuíram para a tragédia geológica que se abateu sobre tais regiões. Na maioria das cidades brasileiras, inclusive aqui em Rio Pomba bem como em toda a Zona da Mata Mineira, as áreas de matas vêm sendo substituídas por áreas urbanizadas que impermeabi…