Projeto de
Recuperação e Implantação de APA do Instituto Terra
Wantuelfer
Fernandes Gonçalves – 360609 - Agroecologia 7º P - 04/07/12
Prova 3 (RAD) – Mini-projeto
Área do
Projeto
O projeto
é localizado no município de Aimorés – MG, na propriedade da família Salgado,
ocupando uma área de aproximadamente 700 Ha.
Descrição da
Organização Executiva do Projeto e Parcerias
A gestão
do projeto é realizada pelo Instituto Terra, em parceria com Instituto Federal
de Ensino, Ciência e Tecnologia, Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba.
Existem outras parcerias em atividades pontuais, como as com as Prefeituras de
Aimorés e cidades circunvizinhas (com estudantes do ensino público), e com ONGs
nacionais e internacionais.
Descrição do
Meio Físico
CLIMA
Clima
típico da região de mata atlântica de média altitude. Muitas chuvas no período
de verão e estiagem no inverno.
SOLOS
Latossolo
distrófico. As atividades pecuárias mal manejadas deixaram, por um longo
período, os solos desprotegidos levando a uma diminuição da fertilidade,
erosões em diferentes níveis e paisagens degradadas.
RECURSOS HÍDRICOS
O rio
principal do município foi desviado para construção de uma hidrelétrica. A má
conservação, chegando à maior parte das vezes a ser inexistente, das matas ciliares
nos cursos dentro do município, deixa a questão de água fragilizada em um nível
preocupante.
Justificativa
Visto que
existem várias linhas de atuação, o projeto se justifica por cada uma destas
conforme descrito a seguir:
·
Recuperação de Áreas Degradadas – Entende-se
que, se tratando de áreas degradadas, a exploração da mesma está comprometida e
faz-se necessário uma intervenção;
·
Área de Proteção Ambiental – Tradando-se de uma
região mal preservada, com poucos fragmentos de mata nativa, é imprescindível a
existência de um núcleo de preservação onde, tanto a fauna quanto a flora
nativa possam se abrigar e mantiver-se-se preservadas. Estendendo ainda ao
contexto de que a área se encontra no bioma Mata Atlântica, um bioma
extremamente degradado, a presença de projetos com este fim torna-se ainda mais
importante;
·
Recuperação de Nascentes – Em se tratando de uma
área, conforme anteriormente citado, com problemas sérios em relação à
conservação dos recursos hídricos este pode ser um marco para criação de projetos
mais abrangentes. Poderão implantar as normas do código florestal a fim de
restaurar os recursos hídricos e garantir o abastecimento de água, além de
implementar a atividade pesqueira já quase inexistente na região;
·
Educação Ambiental – O investimento na área de
educação ambiental permite que o projeto tenha segmento ao longo das gerações,
além de facilitar posteriormente as práticas de preservação além de um ganho
social ao formar cidadãos mais responsáveis;
·
Reforma Agrária – O projeto possui alguns
mecanismos sociais para a manutenção do homem no campo que contam com o
empréstimo de equipamentos para atividades agropecuárias, cursos de capacitação
e arrendamento de parte da área da propriedade para assentar famílias sem
terra;
Objetivos
GERAIS
·
Criar uma unidade de preservação de fauna e
flora da mata atlântica;
·
Criar e manter atividades relacionadas à
pesquisa e educação ambiental;
·
Desenvolver projetos para integrar a comunidade
de entorno em atividades relacionadas ao projeto;
·
Promover desenvolvimento ambiental e agrário no
município;
ESPECÍFICOS
·
Implantar áreas de florestas nas antigas áreas
de pastagem da propriedade, além de fazer uma constante avaliação e manutenção
destas áreas;
·
Criar um viveiro para produção de mudas de
espécie nativa que serão utilizadas no projeto e seção de mudas para órgãos de
fomento florestal;
·
Criar parcerias com as prefeituras das cidades
de entorno para promover educação ambiental;
Metodologia
TRABALHO COM A COMUNIDADE
O trabalho
com a comunidade é realizado em diferentes níveis. O nível mais direto
baseia-se no programa de arrendamento de áreas da propriedade para famílias
rurais sem terra. Para estes, e com extensão a produtores de áreas vizinhas,
existe o empréstimo de equipamentos do projeto para o desenvolvimento de
atividades agropecuárias, contratados por tempo determinado e com a confiança
de devolução em bom estado, para o empréstimo para um novo produtor, e
incentivo para a aquisição do próprio equipamento por parte do produtor e/ou
cooperativa/associação.
Em outro
nível, existe o trabalho feito em relação à educação ambiental. Neste, existe o
curso técnico avançado para formação de profissionais competentes para a gestão
dos recursos ambientais assim como do próprio projeto. Existe também a
modalidade para alunos das escolas da região onde, apesar de mais superficiais,
promovem trabalhos, aulas e discussões a cerca das questões ambientais.
Por último,
em nível mais indireto, existem os ganhos ambientais em relação aos próprios
benefícios da floresta para sociedade (manutenção dos recursos hídricos, abrigo
de fauna, regulação da umidade relativa do ar, etc.) aos quais não são
diretamente perceptíveis à sociedade.
PROTEÇÃO E MANEJO
Basicamente,
para implantação do projeto, houve o cercamento das áreas, para evitar animais
que pastejam, e foram então plantadas as mudas e sementes para a recuperação.
Hoje, no manejo ainda se protege a área da presença de animais da pecuária,
exceto pelas abelhas, e faz-se constante monitoramento para evitar a
predominância de cipós, ou a estagnação indesejada no processo de sucessão
natural, retirando indivíduos sistemicamente. Existe também o controle de
formigas cortadeiras e avaliação do estado de sanidade das árvores.
RESTAURAÇÃO E REFLORESTAMENTO
Foram
adotas diferentes técnicas para a implantação. Todas começaram com a coleta de
sementes de espécies nativas. Algumas foram destinadas à produção de mudas em
viveiro próprio, enquanto as outras foram destinadas a implantação da técnica
de muvuca. Em ambas as técnicas foram escolhidas indivíduos de forma
sistematizada a fim de favorecer a sucessão como as que ocorrem naturalmente em
florestas e processos de regeneração natural.
RECUPERAÇÃO DE NASCENTES
Foram
identificadas as áreas de nascente, e as com potencial para tal. Foram
conduzidos plantios de espécies indicadas para tal em torno destas áreas, além
do isolamento de animais como o de toda a área do projeto.
ADICIONALIDADES E LEAKAGE
Vários
trabalhos são destinados para a manutenção do projeto por parte da comunidade.
O principal está nos relacionados à educação ambiental. Outros, como o fomento
de mudas para controlar a coleta de sementes dentro da propriedade, e o
fornecimento de matéria de descarte das florestas (cipós, resíduos das
desramas) são fornecidos para utilização como lenha, além de um jardim de
espécies medicinais[1]
para atender a comunidade.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
O
instituto Terra, que mantém o projeto, é financiado de doações de pessoas
físicas e jurídicas, tanto nacionais quanto internacionais, sendo a maior parte
de ONGs internacionais. Dentro do projeto, alguns pequenos projetos são
subsidiados por órgãos de fomento, tanto científico quanto sociais, tais como
os de financiamento de MDLs, BNDS, fundações etc.
Apresentação
de Resultados
ANALISE DE VIABILIDADE
Área
|
Com o Projeto
|
Sem o Projeto
|
Solos
|
100% de cobertura e
aproveitamento, ou em atividades agropecuárias ou de conservação;
Solos ricos em matéria
orgânica;
|
Cobertura falha, ociosos ou
com subutilizações;
Solos distróficos e
degradados;
|
Recursos hídricos
|
Conservados;
Mecanismos de retenção de
água;
Nascentes preservadas
permanentes;
|
Degradados;
Grande volume de água na
época da chuva e falta de água na estiagem;
Nascentes intermitentes;
|
Comunidade
|
Acesso à educação ambiental
do projeto;
Acesso aos programas de
empréstimo do projeto;
Benefícios ambientais das
florestas;
|
Sujeitos aos projetos de
interesse da prefeitura, governo do estado e governo federal;
|
CONFIANÇA NAS AÇÕES DO PROJETO
O projeto
objetiva a continuidade quando investe na educação ambiental da população de
entorno e, principalmente, na formação profissional dos técnicos dentro do
instituto. As pesquisas iniciadas e os outros trabalhos sociais chamam a
atenção e criam dentro da comunidade uma demanda de permanência.
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