sexta-feira, 14 de junho de 2013

Biodigestores em propriedades rurais



  
 Luciana de Moura Gonzaga*


1. Situação
A demanda por alimentos é crescente, a agropecuária vem ocupando grande espaço no Brasil. Pequenas e grandes propriedades criam animais em confinamento a fim de abastecer o mercado, nesses ambientes há grande produção de dejetos que num geral não são aproveitados nem destinados de forma ambientalmente adequada. Os dejetos que os animais deixam nas pequenas e médias propriedades são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, liberam gases como o metano que afetam a camada de ozônio e consequente aquecimento global; contaminam o solo, através de infiltração no lençol freático, por meio das chuvas que chegam aos igarapés contaminando também as águas.
Em escala global vem sendo desenvolvidas fontes alternativas de energia na busca de alternativas para redução da poluição ambiental aproveitando-se de fontes poluidoras tais como os dejetos de animais e domésticosque são produzidos em grande escala nas propriedades rurais e que geralmente são destinados de forma inadequada. A utilização do biogás como tecnologia da biodigestão anaeróbia tem sido comprovada como uma das mais eficientes no tratamento dos dejetos de animais.

2.             Objetivos

2.1.         Geral
O objetivo deste trabalho é integrar a tecnologia de biodigestores em pequenas propriedades com atividades agropecuárias, a fim de destinar de forma adequada os dejetos produzidos.

2.2.         Específicos
- Proteger o ambiente da poluição;
- Reduzir custos e necessidades de insumos e energia;
- Aumentar a lucratividade;
- Possibilitar melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores rurais;

3.             Justificativa
Visto a grande difusão da atividade pecuária no Brasil, principalmente para sistemas em confinamento, é importante a busca por formas de utilização dos dejetos que são problemáticos e danosos ao ambiente. Esses dejetos quando utilizado todas as suas potencialidades demonstram que a cadeia produtiva de carne pode ser sustentável.

4.             Material e Métodos
A pesquisa foi realizada a partir de vídeos mostrados em aula da disciplina Saneamento Ambiental Rural, despertando sobre a relevância do assunto tanto para pequenas propriedades quanto para grandes.
O biodigestor é um equipamento que realiza aproveitamento e tratamento de resíduos, geração de energia e produção de biofertilizantes. É uma câmara vedada (protegida do contato com o ar atmosférico) onde os materiais orgânicos são fermentados anaerobicamente (decomposição) tendo como resultado uma mistura de gás, principalmente o metano.
Um modelo de biodigestor adaptado às necessidades locais é o biodigestor com manta de PVC é um tanque revestido e coberto pela manta impermeável de PVC, totalmente vedado podendo ser abastecido de forma contínua ou por batelada.

5.             Resultados Efetivos
Os resultados efetivos da implantação de biodigestor em pequenas propriedades são:
- Geração de biogás, energia renovável e limpa, reduzindo a necessidade de uso de energias não renováveis ou recursos naturais, e possibilitando economia;
- A produção de biofertilizante, repondo nutrientes ao solo contribuindo para a ciclagem de nutrientes, aumentando a produtividade e economia quanto a necessidade de aquisição de insumos externos a propriedade;
- Melhoria da qualidade de vida e das condições de higiene para os animais e as pessoas, evitando problemas de saúde pública;
- Benefícios ambientais pela não contaminação e pela conservação;
OLIVER et al (2008) citado por FERREIRA & SILVA (2009) considera o modelo de biodigestor revestido por manta de PVC como o mais difundido no Brasil, destacando a vantagem de poder ser usado tanto em pequenas, quanto grandes propriedades e projetos agroindustriais demonstrando a viabilidade do mesmo.

6.             Considerações Finais
O processo de biodigestão é uma tecnologia sustentável que utiliza de material que produz energia, sendo que este processo resulta energia renovável.
É de extrema importância o debate e as ações no ambiente local. Deve-se tentar viabilizar projetos buscando conscientização, participação e transformando a realidade local a fim de melhorá-la. Percebe-se assim, a oportunidade para as Universidades e os Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia atuarem na busca de soluções para o tratamento dos dejetos, como os biodigestores, gerando e aplicando tecnologias viáveis e transformadoras em seus raios de atuação por difusão de ideias.

7.             Referências Bibliográficas
FERREIRA, J. C. B.; SILVA, J. N. Biodigestor: aplicações e potencialidades. Um estudo de caso do IFMG campus Bambuí. II Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG e II Jornada Científica, 2009.

GONÇALVES, H. F. E.; LIMA, R. S.; WEISS, V. A. B.; MENEZES, V. S. O BIODIGESTOR COMO PRINCIPIO DE SUSTENTABILIDADE DE UMA PROPRIEDADE RURAL. 11 p.


Nome: Luciana de Moura Gonzaga. 
Disciplina: Saneamento Ambiental Rural 
Professor: Maurício Novaes.
Curso: Bacharel em Agroecologia

Um comentário:

Anônimo disse...

Mauricio, boa noite!
Primeiramente parabéns pelo blog, gostaria de saber se possível onde posso ter acesso ao um projeto detalhado de um biodigestor com custo mais baixo.
att.

paulocesardavid@hotmail.com

Resenha: Biografia do Abismo

Resenha:  Biografia do Abismo Autores: Graciandre Pereira Pinto Maurício Novaes Souza Título do livro: Biografia do Abismo   Referência ...