Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2016

Educação no Brasil: entre os piores no ranking de conhecimentos básicos da OCDE

* Por Maurício Novaes Souza
Nesta quarta-feira de cinzas, segundo relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, que avaliou a situação de 64 nações, o Brasil é o segundo pior país (ficou atrás apenas da Indonésia) em alunos que apresentam baixo rendimento escolar em matemática, leitura e ciência. De acordo com esse levantamento, 1,7 milhão de estudantes brasileiros com 15 anos não têm capacidades elementares para compreender o que leem, nem conhecimentos essenciais de matemática e ciências: mais de 25% dos estudantes têm notas ruins nas referidas disciplinas.
A OCDE incentiva os países a investir na educação para um retorno econômico mais favorável. Segundo a OCDE, "os maus resultados escolares têm consequências em longo prazo, com um alto risco de abandono desses jovens e um crescimento econômico inferior. Alguns países se encontram, inclusive, em um estado de recessão permanente". Segundo o Pisa (Programa Internacional…

A Economia e o Ambiente: como conciliar?

* Por Maurício Novaes Souza
Em todo o mundo, mas particularmente no Brasil, a preocupação está voltada para a crise financeira que atravessamos. Contudo, a questão ambiental, que deveria ser prioridade posto ser a fonte de todos os recursos utilizados nos processos produtivos, vem sendo relegada ao segundo plano. Na prática, o antigo discurso da necessidade de crescimento econômico para a geração de emprego e renda acaba prevalecendo. Ou seja, continua vigorando a visão de curtíssimo prazo, cujos resultados finais são conhecidos e previsíveis. De fato, a economia global está perdendo mais dinheiro com a destruição dos recursos naturais do que com a atual crise financeira global.
Calcula-se que os desperdícios anuais, apenas com o desmatamento, variam de US$ 3 trilhões a US$ 6 trilhões. O número inclui o valor de vários serviços oferecidos pelas florestas, como água limpa e a absorção do dióxido de carbono. Já estimado, o custo resultante da degradação da natureza ultrapassa o dos mercad…