segunda-feira, 27 de agosto de 2018

As eleições e sua influência na elevação das taxas do desmatamento



* Maurício Novaes Souza

Levantamento do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília aponta os anos que mais registraram recorde no desmatamento: 1995, 2003 e 2004. Em 1995, tomou posse o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2003, foi o ex-presidente Lula - devido à mudança de plataforma política e adaptação ao perfil de gestão (PSDB para PT), 2004 também teria sentido os efeitos no aumento no desmate. Até julho de 2018, foi registrado aumento de 22% do desmatamento em todo território da floresta amazônica. De acordo com o Relatório do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Pará é o estado com maior índice de desmatamento, tendo como agravante que 52% das áreas atingidas são de preservação ambiental. De acordo com o pesquisador do Imazon Antonio Vítor, dois fatores podem justificar: a) a recuperação do setor pecuário (a maioria das áreas desmatadas viram pastos); e b) a proximidade das eleições.
Segundo o Imazon, historicamente, a incerteza sobre a questão ambiental acaba transmitindo a sensação de impunidade, que acarreta no aumento das áreas desmatadas. Quanto aos órgãos governamentais? O ICMBIO, órgão Federal responsável pela fiscalização, informa que realiza diversas ações visando o controle de desmatamento nas unidades de conservação federais. O Ministério do Meio Ambiente, em entrevista televisiva, o Ministro apenas discordou dos dados do Imazon!
Em face de situação tão grave, a importante ONG ambiental WWF, produziu um documento que representa a contribuição do WWF-Brasil para o debate no período que antecede as eleições de 2018, quando teremos no encontro com as urnas, uma oportunidade de fazer escolhas. Estão em jogo não apenas o destino de milhões de brasileiros, mas as condições de vida das futuras gerações. Os eleitores não irão escolher apenas os governantes e legisladores, mas um modelo de desenvolvimento que deve permear as discussões durante a campanha eleitoral. Ao avaliar as propostas dos candidatos, é preciso ter em mente que o Brasil, em conjunto com os demais países reunidos na Convenção do Clima das Nações Unidas, já assumiu compromissos no sentido de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Em 2016, ano seguinte à assinatura do Acordo de Paris e em plena recessão econômica, o Brasil caminhou na contramão e registrou aumento de 8,9% das emissões.
A taxa média de desmate na Amazônia entre 2013 e 2017 foi 38% maior do que em 2012, quando se registrou a menor taxa. Desde então, o corte vem crescendo: o desmatamento não está sob controle. Vizinho da Amazônia, o bioma Cerrado segue destino mais trágico. Juntos, Amazônia e Cerrado perdem anualmente cerca de 1,3 milhão de hectares de cobertura vegetal nativa. Como agravante, os municípios mais desmatados da Amazônia, apresentam IDH inferior à média da região, mostrando que o desmatamento não melhora os indicadores de desenvolvimento humano nesses locais. Tampouco traz uma crescimento da economia que perdure além de um ciclo rápido, acumulando problemas sociais e ambientais. O Pantanal também está sendo dizimado; a Caatinga, em 2010, já havia perdido 45,39% de sua cobertura vegetal original; e a Mata Atlântica tem apenas 9,2% de sua cobertura original.
Mudar o modelo de ocupação do solo, zerar o desmatamento, fomentar um novo modelo de uso e conservação das florestas, fortalecer atividades produtivas sustentáveis, é parte da solução. A saída é multar com mais rigor quem desmata e estimular quem conserva ou produz de maneira sustentável. Governos, iniciativa privada, cientistas e ONGs devem buscar estabelecer um programa que dê respostas à necessidade de uso das Reservas Legais em terras de particulares, encorajando o desmatamento zero.
O momento histórico por que passa o Brasil inspira cuidados na condução das políticas públicas. Escolhas em 2018 podem implicar retrocessos, que afetam o nosso dia a dia. Segundo o WWF-Brasil, as escolhas a serem feitas precisam envolver as cadeias produtivas, empresas, consumidores e, por que não, os eleitores. A opção entre o avanço da destruição ou um futuro promissor está posta!
As mudanças climáticas, agravadas com o desmatamento, estão na origem de fenômenos extremos como as secas que reduzem os níveis de água dos reservatórios da hidrelétricas e aumentam as contas de luz ou secam as torneiras de São Paulo e dos demais estados da região Sudeste. Segundo o WWF-Brasil, as escolhas a serem feitas precisam envolver as cadeias produtivas, empresas, consumidores e, por que não, os eleitores; e apresentam algumas das questões em jogo no pleito de 2018. A opção entre o avanço da destruição ou um futuro promissor está posta.

* Engenheiro Agrônomo, Mestre em Recuperação de Áreas Degradadas e Gestão Ambiental e Doutor em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal de Viçosa. Foi professor do IF Sudeste de Minas campus Rio Pomba. Atualmente, IFES campus de Alegre. E-mail: mauriciosnovaes@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Resenha: Biografia do Abismo

Resenha:  Biografia do Abismo Autores: Graciandre Pereira Pinto Maurício Novaes Souza Título do livro: Biografia do Abismo   Referência ...