SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2008 – CEFET/RP


* Por Maurício Novaes Souza

É essencial para o Desenvolvimento Sustentável da sociedade e de sua economia que se considerem a variável ambiental na execução das atividades humanas. Neste contexto, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba – CEFET-RP, vêm promovendo diversas atividades de educação ambiental nesta instituição, no município de Rio Pomba e em diversas localidades do Estado e do País.
A educação ambiental se constitui em uma forma abrangente de educação, que se propõe a atingir todos os cidadãos, por meio de um processo pedagógico participativo permanente, que procura proporcionar ao educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
Consciente de sua responsabilidade social, o CEFET-RP adotou e assumiu publicamente o compromisso com a educação de seus alunos, adotando medidas de disseminação da problemática ambiental e da importância da conservação dos recursos naturais, como parte da rotina no cotidiano dos servidores, professores e alunos.
A reorganização da Matriz Curricular dos cursos técnicos sedimentou mais ainda o papel do CEFET-RP como Centro de Referência em Tecnologias, atingindo todos os níveis de formação profissional e atendendo as necessidades do mundo do trabalho com profissionais capacitados e integrados aos meios sociais e de produção.
O CEFET-RP, atendendo aos anseios da comunidade da região, proporciona assistência técnica e cursos de Educação Profissional nos vários níveis (técnico, tecnológico e superior) de forma a implementar o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da Zona da Mata, sem agredir o meio ambiente.


PALESTRAS
Durante as diversas atividades da Semana do Meio Ambiente, foi realizado o IV Ciclo de Palestras, sob a coordenação do Prof. Maurício Novaes, dos professores João Batista, Carla Ribas, Thomé Vidigal e Alessandra Fernandes, com intensa participação dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente. Várias palestras foram proferidas por alunos e professores do Curso de Meio Ambiente e Agroecologia, além de diversos professores convidados, tais como: 1) Bioindicadores de qualidade de água e Recuperação de Áreas Degradadas - PALESTRANTE: Alessandra Fernandes, Professora do CEFET-RP; 2) Possibilidades de Mercado de Trabalho Para o Técnico em Meio Ambiente e as Funções do COMDEMA. PALESTRANTE: Leonardo Antônio Andrade dos Santos, Presidente do CODEMA do Município de Tabuleiro; 3) A Fraude do Aquecimento Global. PALESTRANTE: Roberto Carlos Alves da Costa, Vice-presidente do CODEMA do Município de Tabuleiro; 4) A questão social aplicada a projetos. PALESTRANTE: Felipe Alcântara de Souza, Graduando no curso de Ciências Biológicas da FIC (Faculdades Integradas de Cataguases); 5) Ecologia Comportamental. PALESTRANTE: Clodoaldo Lopes de Assis: Graduando no curso de Ciências Biológicas da FIC; 6) Estação Ecológica Água Limpa e no Rio Pomba. PALESTRANTE: Diego Rui Barbosa Carvalho: Graduando no curso de Geografia e Meio Ambiente da FIC; 7) Ambiência e Conforto Animal. PALESTRANTE: Fábio Caetano Machado: Graduando no curso de Ciências Biológicas da FIC; 8) Gerenciamento de Resíduos na Indústria – Vanessa Riani Olmi Silva, Professora do CEFET-RP.

Palestras no Colégio EXITUS pelos alunos do Meio Ambiente do CEFET-RP

Atuando na integração entre as instituições educacionais de Rio Pomba, os alunos do Curso de Técnico em Meio Ambiente Nair Bernardino, Deyziane de Jesus Pereira, Érika Sequeto e Ítalo Facella realizaram diversas palestras sobre educação ambiental para crianças e adolescentes do Colégio EXITUS de Rio Pomba, com distribuição de mudas de árvores frutíferas doadas pelo CEFET-RP. Além dessas atividades, esse mesmo grupo de alunos realizou durante toda a manhã de quinta-feira palestras para os alunos dos diversos cursos do CEFET-RP. Todos os participantes da IV Semana do Meio Ambiente receberão certificados com o objetivo de enriquecimento curricular.



SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Em razão do aumento da preocupação com as questões ambientais do novo cenário mundial, o objetivo da Instituição CEFET-RP é formar profissionais com visão crítica para compreender, organizar, executar e gerenciar todas as atividades relacionadas ao uso racional dos recursos naturais e ao tratamento adequado dos dejetos produzidos pelas diversas atividades humanas, capazes de reverter a situação hoje existente. Para isso, está sendo implementado um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em todas as atividades desenvolvidas nessa Instituição, particularmente na Agroindústria, na Suinocultura e na Recuperação de Áreas Degradadas.

Agroindústria
O Diretor Mário Sérgio não tem poupado esforços no sentido de solucionar e tornar mais eficientes todos os procedimentos existentes nessa Instituição. Já se encontra em funcionamento a Lagoa Anaeróbica para tratamento dos efluentes gerados na agroindústria.

Biodigestores
O biodigestor se encontra localizado entre a Agroindústria e o setor da Zootecnia, recebe os dejetos (urina e fezes) e água de lavagem das baias e bebedouros da suinocultura e bovinocultura.


Suinocultura
No CEFET-RP a suinocultura é uma das atividades de maior relevância. Brevemente será implantando um moderno sistema de tratamento dos dejetos suínos que se dará por meio de lagoas de estabilização, sendo capaz de gerar lodo biológico que poderá ser utilizado como adubo orgânico para as culturas. O biofertilizante poderá ser usado na adubação das diversas culturas existentes em nossa Instituição, reduzindo o uso de agroquímicos.
A utilização dos dejetos como biogás e fertirrigação foi a técnica escolhida para o CEFET-RP. Já estamos com o projeto em andamento, por meio de uma parceria com a empresa SANSUY S/A INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS, que tem o domínio da tecnologia dos grandes biodigestores. Recentemente, tal empresa lançou no mercado o MINIBIODIGESTOR SANSUY. Sua instalação é simples - apenas a escavação do solo, já vindo pronto de fábrica. Na Figura abaixo está apresentado o modelo de aproveitamento do Biogás e do Biofertilizante que será instalado em nossa Instituição.


Recuperação de Áreas Degradadas
Dois projetos estão em andamento nas instalações do CEFET-RP: a Recuperação da principal nascente, da qual se utiliza a água para toda a Instituição; e a recuperação de pastagens por meio de implantação de Sistemas Agroflorestais. Os projetos foram elaborados por professores da Agroecologia e do Meio Ambiente e dois projetos complementares estão sendo elaborados pelos alunos do quinto período de Tecnólogo em Agroecologia, sob a Coordenação do Professor Maurício Novaes.


LIXEIRAS E COLETA SELETIVA
Dentro do projeto de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental para toda a área do CEFET-RP, foram instaladas 20 (vinte) lixeiras que favorecerão a coleta seletiva, além de outras 20 (vinte) para coleta individual. Com a entrada de novos funcionários em data próxima, a Usina de Reciclagem e Compostagem entrará em funcionamento. Vários alunos do Curso de Meio Ambiente e da Agroecologia poderão fazer estágio em suas instalações.


CEFET-RP/ELETRONUCLEAR/IACV promovem Semana do Meio Ambiente em Angra, RJ
O CEFET/RP, a ELETRONUCLEAR e o Instituto Ambiental Costa Verde (IACV), em uma parceria que já se repete pelo sexto ano consecutivo, promoveram a Semana do Meio Ambiente - SEMA 2008, entre os dias 02 a 07 de junho, nos municípios de Angra dos Reis e Paraty, RJ. O IACV tem como Diretor o Sr. Stainer Peixoto Braga, um dos coordenadores do evento e grande parceiro do CEFET em atividades diversas.
A ELETRONUCLEAR também ofereceu ao público cursos gratuitos com Professores do CEFET-RP, durante os sete dias do evento, totalizando 60 horas/aula. O curso de Agricultura Orgânica e Paisagismo Urbano foram coordenados pelo Prof. Maurício Novaes Souza e o curso de Cultivo de Plantas Medicinais e Produção de Fitoterápicos pelo Professor Marcos Bastiani.


O Sr. Ricardo Donato, biólogo da Eletronuclear e coordenador da SEMA-2008, agradeceu publicamente a participação do CEFET/RP, afirmando que a nossa participação a cada ano vem fortalecendo os laços de amizadade e estimulando novas parcerias.

Visando a Interação ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO
O atual Quadro de professores do CEFET/RP é composto por grande número de mestres e doutores, que busca diretamente nas necessidades dos produtores os fundamentos de seus projetos de pesquisas, permitindo assim solucionar problemas locais e regionais.
Considerando a carência da população rural das citadas regiões atendidas durante a semana do meio ambiente, percebe-se a importância do conhecimento de novas tecnologias para a melhoria de sua condição sócio-econômica-cultural-ambiental. Há de se considerar a importância e obrigação desta Instituição, como um órgão federal, em promover atividades de extensão, mostrando a sua responsabilidade social.
O contato com profissionais e demais funcionários da ELETRONUCLEAR propiciou a possibilidade da abertura de estágios para estudantes de diversos cursos desta instituição. Isso poderá auxiliar de forma significativa o desempenho futuro profissional destes formandos.
Cabe lembrar que o CEFET-RP comercializou mudas de frutíferas e de espécies nativas para recuperação de áreas de mata ciliar, proteção de nascente e revitalização de trecho da BR 101. Houve a distribuição de mudas de fruteiras aos funcionários da ELETRONUCLEAR durante a SEMA 2008, totalizando 3.600 mudas. Tal processo trouxe receita adicional para essa instituição que possibilitará melhoramentos na área do horto para o incremento da produção de mudas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Educação Ambiental promovida durante a IV Semana do Meio Ambiente e a implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental trarão benefícios para o funcionamento dos empreendimentos existentes no CEFET-RP, redução no consumo e melhoria da qualidade da água, aumento da capacidade produtiva do rebanho bovino, disposição correta dos efluentes e águas residuárias, além de servir como modelo à comunidade local.
A implantação de um SGA é um processo interativo e contínuo. A estrutura, responsabilidade, práticas, procedimentos, processos e recursos para implantação das políticas, objetivos e metas ambientais podem ser coordenados com esforços de outras áreas (operações, finanças, qualidade, saúde ocupacional e segurança). Fornecerá oportunidades de vincularem objetivos e metas ambientais assegurando aos recursos os maiores benefícios, tanto no aspecto financeiro quanto ambiental.
O aproveitamento dos resíduos e da geração de biogás trará ao CEFET-RP vantagens competitivas significativas, benefícios econômicos e ambientais, os quais deverão ser identificados para demonstrar as partes interessadas. Contribuirão para a redução do consumo de energia elétrica e da produção de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
Além disso, vários outros projetos estão concluídos, em andamento ou em fase final de elaboração, tais como: salas de aula na agroindústria e agroecologia; laboratórios de informática; laboratório de solos que atenderá as aulas práticas e aos produtores rurais da região; salas para professores; ampliação da biblioteca e multiplicação de seu acervo; criação de cursos de pós-graduação; qualificação de seu corpo docente e técnico-administrativo; plano de saúde para os funcionários; visitas técnicas e culturais; pavilhão com salas de aula; laboratório de qualidade da água; sala do Meio Ambiente; reurbanização do campus com a construção futura de calçadão e ciclovia; entre muitos outros.
Neste contexto, o CEFET-RP é nos dias atuais reconhecidamente uma Instituição de vanguarda. Percebe os anseios da comunidade da região e de outras localidades, vem proporcionando assistência técnica e cursos de Educação Profissional nos vários níveis (técnico, tecnológico e superior) de forma a implementar o Desenvolvimento Sustentável.
Todas essas realizações só foram possíveis graças ao apoio incondicional do Diretor do CEFET/RP - Professor MÁRIO SÉRGIO COSTA VIEIRA, que não mediu esforços na busca de recursos financeiros e no apoio logístico para o acontecimento desses eventos e demais atividades. Até ao final de 2008 e para os próximos anos diversos projetos e atividades serão implementadas – todos são de extrema relevância econômica, social e ambiental.

* Engenheiro Agrônomo, Mestre em Recuperação de Áreas Degradadas e Gestão Ambiental e Doutorando em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É professor do CEFET - Rio Pomba, coordenador dos cursos Técnico em Meio Ambiente, EAD em Gestão Ambiental e Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. É conselheiro do COPAM e da SEMAD - Zona da Mata, MG. E-mail: mauriciosnovaes@yahoo.com.br.
Publicado originalmente em: http://www.cefetrp.edu.br/. Rio Pomba, junho de 2008.

Comentários

elirjunior disse…
Adorei ter participado da Semana do Meio Ambiente do Cefet RP 2008, pois foi muito interessante e instrutiva, foram abordados varios temas atuais da crise ecologica.
O tema em geral foi Desenvolvimento Sustentavel,o qual visa a exploração dos recursos naturais dentro do limite de regeneração da natureza, pretendo participar novamente no proximo ano.
Parabens pela organização

Postagens mais visitadas deste blog

ÁRVORES E ARBUSTOS COMPROVADAMENTE TÓXICOS PARA ANIMAIS RUMINANTES E EQUINOS