Rio Formoso

*Por Elaine dos Santos 1 e Maurício Novaes Souza


Tabuleiro é um município de MG, situado na Zona da Mata, às margens do Rio Formoso. Possui relevo montanhoso e seus principais rios são: Ribeirão Queira-Deus e o Rio Formoso, ambos pertencentes à Bacia do Rio Paraíba do Sul. Dentre um dos problemas da cidade, vale à pena ressaltar os impactos que vem sido causados no rio.

As principais causas são o esgoto a céu aberto, poluição urbana, poluição industrial, poluição causada pelos agricultores, poluição pelas pocilgas.

As consequências destes atos são visíveis: mortandade dos peixes, degradação das margens do rio, contaminação das águas, assoreamento entre outros.

Para se evitar que este problema aumente, é preciso que a população tenha consciência. Quanto aos esgotos, é preciso que haja tratamento, uma vez que este é lançado diretamente no rio. Devem-se revitalizar as margens do rio, já que a única vegetação encontrada é o capim braquiária.

É preciso ainda que haja uma fiscalização constante para que os infratores sejam punidos.

Para compensar os danos causados ao meio ambiente, em caso específico do Rio Formoso, é necessário que os principais poluentes tenham a consciência do mal que estão causando e tentem de alguma forma evitar que o problema aumente.

A maior dificuldade encontrada para solucionar o problema é a conscientização da comunidade, em especial das pessoas que moram próximas as margens do Rio. Há de se considerar, também, as fábricas, que jogam seus dejetos diretamente nas águas.

Contudo, cabe a cada um de nós estarmos empenhados na preservação do Meio Ambiente. Para que com isso nossos recursos naturais sejam preservados atendendo assim as nossas necessidade e a das gerações futuras.
* 1. Aluna do curso de Segurança no Trabalho do IFET - RIO POMBA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUALIDADE DE SILAGEM DE PLANTA INTEIRA DE MILHO