* Luciana de Moura Gonzaga
Resumo
O IF Sudeste – MG, campus Rio
Pomba possui um sistema de captação, distribuição e pré-tratamento de água bem
planejado e estruturado. Contudo, existem alguns problemas que dificultam a eficiência
do sistema. A mata do Horto Florestal é de extrema importância para a
“produção” em quantidade e qualidade de água. O objetivo da aula prática de
Saneamento Ambiental Rural é proporcionar aos alunos uma visão geral do sistema
de captação, distribuição e pré-tratamento da água que é consumida no campus, ressaltando a importância das
APP’s, RL e matas em geral para a continuidade do sistema.
Palavras-chave: recursos hídricos, APP’s e capitação.
Discussão
O sistema de captação de água do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba, é composto por 7
represas abastecidas pela nascente da invernada, situada no Horto. As represas são
interconectadas por manilha e o escoamento de água é facilitado pela
declividade natural da área.
O local, a cerca de 10 anos atrás, encontrava-se em acelerado estágio de degradação
devido a alta concentração de vegetação freatófita, a supressão da vegetação
nativa para a implantação de pastagem ou eucalipto em certas áreas, e o gado
pastejando e com acesso as “aguadas naturais”. Entretanto, com a iniciativa de
alguns professores e alunos a área vem sendo recomposta, através de cercas ao
entorno da nascente e de algumas represas (o que permite a regeneração da área
– de acordo com a resiliência que a mesma apresenta), limpeza das represas,
plantio de mudas, construção de taludes e ladrões, etc. O que proporcionou
aumento da vazão e melhoria da qualidade da água.
A água, após percorrer as represas, chega a caixa de tratamento
preliminar através de tubulação ligada a manilha da última represa. Nesta caixa
é feito o tratamento inicial com função de reter a matéria orgânica e
partículas grosseiras de solo. Em seguida, a água vai para a caixa de tratamento
primário, que realiza uma filtragem de água mais complexa por envolver várias estruturas
de compartimento, onde a água passa e segue para a estação de tratamento do campus.
A recomposição vegetal tem papel fundamental para a recarga dos cursos
hídricos, as áreas recompostas na invernada são Áreas de Preservação Permanente
(APP’s) que ainda necessitam de ampliação. Nas matas foi possível observar alta
concentração de espécies pioneiras, como a embaúba, que fornecem papel
relevante para a sucessão ecológica, desenvolvimento de espécies secundárias,
tardias e clímax. Pode se notar também a presença de lianas em algumas bordas
da mata, que igualmente são pioneiras, porém quando presentes em mata indicam
que está havendo entrada de luminosidade excessiva, o que pode vir a prejudicar
as mudas e árvores presentes no local. A
vegetação também contribuiu para a redução de erosão das áreas, o que reduz a
turbidez da água e não afeta a biodiversidade aquática.
Conclusão
O sistema de captação de água foi bem planejado, mas carece de
manutenção. As caixas de tratamento não são tampadas o que possibilita entrada
de solo, matéria orgânica, acesso por animais, contaminantes etc., carecendo de
mão de obra especializada para conservação da mesma. Outro aspecto negativo é
que o gado ainda tem acesso às represas e a algumas APP’s, retardando o
processo de regeneração natural.
Com a recuperação da invernada, hoje é possível economizar no tratamento
final da água por a mesma chegar mais limpa, e com isto redução da concentração
de alumínio, enxofre e cloro na água. Podemos observar que a área destinada a
Reserva Legal (RL) se encontra bem preservada e que a mesma além de extrema
beleza, contribui para a absorção e filtragem da água.
É importante conhecer o sistema de captação de água do campus Rio Pomba, como forma de fixação
do aprendizado e possíveis proposições de soluções para os problemas
encontrados.
Relatório de
aula prática II (19 de maio de 2013) apresentado à disciplina Saneamento
Ambiental e Rural.
Curso:
Bacharel em Agroecologia.
Professor:
Maurício Novaes Souza.
Aluna: Luciana de Moura Gonzaga.
Turma: 7º período.
Um comentário:
Muito bom!
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